coded blog

/home/coded/blog

ReadyBoost e a sua compatibilidade

with 4 comments

O que é o ReadyBoost?

ReadyBoost2GB

O ReadyBoost é uma nova funcionalidade que se pode encontrar no Windows Vista¹, com o objectivo de melhorar o desempenho geral do computador. A sua utilização depende de de um dispositivo de memória flash (pendrive, mp3 player, SD card, MemoryStick…). Quando é activada a funcionalidade de ReadyBoost no dispositivo externo o Windows vai passar a utilizar a memória que o dispositivo possui para realizar o cache das informações, tirando partido da velocidade de acesso dos dispositivos externos ser muito superior à presente nos tradicionais discos-rígidos. O ReadyBoost precisa de “aprender” com a forma como o computador é utilizado, pelo que os resultados só devem ser notórios ao fim de uma semana. Os ganhos são especialmente notórios durante tarefas repetitivas que exigem um grande acesso a informação presente nos discos-rígidos, como por exemplo o reiniciar do computador. Para activar esta funcionalidade basta ir ás propriedades do dispositivo de memória externa escolher a opção ReadyBoost e seleccionar a quantidade de memória do dispositivo a utilizar para a funcionalidade de ReadyBoost. Contudo nem todos os dispositivos de memória externa são compatíveis com esta tecnologia…

Compatibilidade com o meu dispositivo de memória externa?

Existem muitos dispositivos de memória externa que não são compatíveis com o ReadyBoost, principalmente devido à sua fraca velocidade de escrita e leitura de dados. O Windows, inteligentemente, só permite o uso desta tecnologia a dispositivos que efectivamente melhorem o funcionamento do computador, pois existem dispositivos em que a sua utilização degradaria a performance geral por terem tempos de acesso a dados muito baixos. Existem tutoriais pela Internet que mostram como forçar os dispositivos que não permitem ReadyBoost para passarem a permitir, contudo não aconselho a sua utilização pois a performance do sistema pode piorar em vez de melhorar, pelas razões já apresentadas. Levanta-se a questão de quem deseja comprar um dispositivo de memória e não pode experimentar antes de comprar para averiguar se o dispositivo é ou não compatível… A Microsoft pretende atribuir a todos os dispositivos uma etiqueta que diga se o dispositivo é ou não compatível, mas isso ainda não se verifica nas prateleiras das lojas de Informática e os próprios trabalhadores dessas lojas não têm o conhecimento se os dispositivos suportam ou não o ReadyBoost. Felizmente alguém se lembrou que seria interessante criar uma lista dos dispositivos compatíveis, essa lista pode ser encontrada aqui: http://www.grantgibson.co.uk/misc/readyboost/ .

Experiência Pessoal

MemoryStick Sony

Eu precisava de comprar um MemoryStick de maior capacidade (2GB) para uma máquina fotográfica e já tinha o Windows Vista instalado num portátil SonyVaio FE41s que possui um disco de 4200rpm e que se torna um pouco lento em operações pesadas de escrita/leitura no disco. Então pensei porque não aproveitar quando não estou a utilizar esse cartão na máquina fotográfica e utilizá-lo para acelerar o meu sistema aproveitando assim ao máximo a compra do cartão. Investiguei e cheguei à conclusão que a maior parte dos MemorySticks existentes nas lojas em Portugal simplesmente não suportam o ReadyBoost. Após algumas pesquisas, encontrei um modelo com um preço razoável (cerca de 55 Euros) e que suportava o ReadyBoost foi o Sony MemoryStick PRO Duo modelo MSX-M2GN/X, comprei e passado uma semana de utilização as melhorias do sistema em geral foram notórias🙂 .

Mais informações:

· Informações Técnicas (Inglês): http://blogs.msdn.com/tomarcher/archive/2006/06/02/615199.aspx .
· Informações Gerais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Readyboost .
· Lista de Dispositivos Compatíveis: http://www.grantgibson.co.uk/misc/readyboost/ .

 

¹-Pode também se utilizar uma função semelhante ao ReadyBoost em Linux, mais informações aqui.

Written by Gonçalo Rodrigues

Julho 14, 2007 às 1:23 pm

Publicado em Windows

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Não quero estar a falar esem 100% de certezas mas lembro-me de ter lido em algum sitio que o readyboost não funciona com dispositivos mp3 ou coisas “dedicadas”, apenas com memórias flash “normais”..

    Nelson

    Julho 14, 2007 at 3:22 pm

  2. Penso que podes usar leitores de mp3 desde que estes não utilizem a interface “Plays for Sure” para comunicar com o Windows.

    Mais informação sobre esta interface aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_PlaysForSure .

    Gonçalo Rodrigues

    Julho 14, 2007 at 5:37 pm

  3. É necessário algum driver pra fazer funcionar num MS Pro DUO?

    Marcel

    Setembro 23, 2007 at 6:11 pm

  4. Não Marcel.

    É apenas necessário que o cartão suporte o ReadyBoost, ou seja, tenha uma velocidade de transferência de dados (escrita/leitura) suficientemente rápida.

    Como dito anteriormente podes consultar uma lista de dispositivos compatíveis em: http://www.grantgibson.co.uk/misc/readyboost/ .

    Gonçalo Rodrigues

    Setembro 23, 2007 at 6:39 pm


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: