coded blog

/home/coded/blog

Semelhanças entre o mundo da Droga e o mundo do Software

leave a comment »

Pode-se traçar um paralelismo, estritamente humorístico, entre o mundo da droga e o mundo do software pois têm alguns aspectos que se podem considerar em comum.

Para começar ambos tratam os seus clientes como “utilizadores” e quanto à aquisição de novos compradores se uns dão a primeira dose gratuitamente referindo que te vais divertir estrondosamente os outros oferecem uma versão “trial” mencionando que é o melhor que podes encontrar no mercado. Para os dois casos é importante ter contactos internacionais e a região da Ásia é, em ambas as situações, das melhores zonas do Planeta uma vez que grande parte da matéria-prima e conhecimento se encontram por lá. As duas áreas têm os seus clientes principais na mesma faixa etária, tipicamente entre os 14 e os 25 anos de idade. Partilham também o facto de que caso o produto funcione na perfeição os autores e fornecedores são imediatamente elogiados e apelidados de Deuses, caso não funcione o mais provável é irem atrás deles para os matar. Quanto ao desenvolvimento e investigação tanto a nível da droga como do software cada vez se procuram produzir produtos novos e mais potentes e se eventualmente surgirem problemas um simples telefonema resolve as situações mais complicadas. Apesar de serem apenas adolescentes muitos jovens conseguem entrar no negócio dos dois mundos e rapidamente ganhar muito dinheiro. Outro aspecto em comum é que os produtos vendidos nos dois universos causam dependências muito prejudiciais à saúde, veja-se por exemplo o caso do haxixe, cocaína e LSD mas também o caso do DOOM, Quake ou Simcity.

Existe contudo uma grande diferença entre estes dois mundos, no mundo da droga se fizeres o teu trabalho bem feito podes dormir com estrelas da moda que dependem dos teus produtos, já no mundo do software mesmo fazendo o teu trabalho bem feito apenas continuas a dormir na companhia da tua almofada.

Texto baseado no esquema encontrado nesta página: http://www.oreillynet.com/ruby/blog/2004/03/humor_developers_vs_drug_deale.html

Nota Importante: Tenho consciência que não se deve brincar com um tema tão sério como é a droga, contudo aproveito agora que consegui captar a tua atenção para deixar uma importante mensagem: Aconteça o que acontecer, digam-te o que disserem, nunca utilizes drogas!

Written by Gonçalo Rodrigues

Julho 21, 2007 às 9:35 pm

Publicado em Geral, Humor

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: