coded blog

/home/coded/blog

Ministério da Educação e o “Software Livre na Escola”

with 2 comments

Capa CD Software Livre na EscolaPenso que foi dado um passo muito importante pelo Ministério da Educação para um desenvolvimento mais sustentável do ensino Português no que toca ao Software usado nos nossos estabelecimentos de ensino.

Com o apoio da Sun e da ANSOL o Ministério da Educação está a distribuir desde Abril um pacote de aplicações livres pelas escolas do Ensino Básico e Secundário. Este pacote vem sob a forma de um CD que também pode ser encontrado e descarregado no sítio da CRIE – Equipa Computadores, Redes e Internet nas Escolas, através deste endereço. A lista completa das aplicações disponíveis no CD pode ser encontrada aqui, mas para ficarem com uma ideia geral este CD permite realizar diversas tarefas como processar textos, desenhar, compreender melhor a matemática, comunicar, criar páginas Web e muito mais.

Penso que esta campanha é uma excelente aposta na formação dos alunos, especialmente por dar a conhecer alternativas viáveis e por vezes superiores ao vulgarmente adoptado Software Comercial. Além disso poupa-se dinheiro ao Estado Português e estimula-se a utilização do Software Livre no nosso País.

Se estiver ligado a alguma escola e pretender adquirir cópias destes CDs fique sabendo que eles são distribuídos pelas Direcções Regionais de Educação e de Centros de Competência e caso pretenda mais informações deverá entrar em contacto com estas entidades.

Aproveito e deixo os meus sinceros parabéns a toda a equipa envolvida nesta campanha.

Written by Gonçalo Rodrigues

Agosto 14, 2007 às 3:25 pm

Publicado em Geral

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Fico contente pela disponibilidade, porém gostaria de saber se tenho possibilidades de software na área da gestão comercial para poder leccionar a cadeira de Gestão Contabilística na Escola. Todos os anos me debato com a falta de verbas para a aquisição de software, tenho que recorrer “á pirataria”.
    E para agravar, não temos formação do Ministério, se queremos temos que pagar do nosso bolso e com dificuldades de horário. Espero que esta área tenha sido contemplada.

    Maria Fernanda

    Agosto 16, 2007 at 4:36 pm

  2. Existe um projecto a nível da gestão que me parece muito interessante, apesar de ainda não o ter experimentado. Não sei se será bem isto que pretende mas não custa dar uma vista de olhos em: http://www.projectocolibri.com .

    Citando o sítio do projecto:
    “O Projecto Colibri é um software de facturação e de gestão multiplataforma em Java.

    * Facturação Clientes/Fornecedores
    * Criação de Entidades/Documentos
    * Gestão de Stocks
    * Conta-Correntes Clientes/Fornecedores
    * Multi-empresa
    * Acesso controlado nos utilizadores
    * Interface optimizado para o teclado
    * Outputs PDF/E-mail
    * Mais brevemente…”

    Gonçalo Rodrigues

    Agosto 17, 2007 at 11:09 am


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: