coded blog

/home/coded/blog

Sistema informático de detecção de peões

leave a comment »

Sinal Peões

A Universidade de Coimbra está mais uma vez em plano de destaque no que de melhor se faz em investigação em todo o planeta. Um investigador desta instituição acabou de vencer um prémio internacional devido a um projecto que permite a uma viatura detectar peões a uma distância que pode chegar aos 50 metros.

Este investigador de nome Luciano Oliveira, que também é professor da Universidade Federal da Baía, realizou uma simbiose entre dois algoritmos matemáticos que simulam funções cerebrais e os estímulos que os neurónios recebem. Este sistema, quando estiver finalizado, vai permitir a qualquer condutor detectar a presença de peões recebendo imediatamente uma notificação sobre a existência de peões permitindo assim que possa tomar as todas as devidas precauções. Contudo o investigador afirma que ainda existe muito a fazer para que o sistema chegue ao interior dos nossos veículos, essencialmente devido às diferentes características que cada peão pode tomar tanto a nível do seu movimento como da sua forma física.

O objectivo de Luciano Oliveira é até ao final dos quatro anos de doutoramento no ISR/FCTUC criar um sistema que permita “fazer a análise, prever e antecipar o comportamento dos peões”. É sem dúvida um projecto de grande importância para o futuro da humanidade e é um orgulho para mim que esteja relacionado com a instituição onde estudo. Parabéns Luciano Oliveira! Parabéns Universidade de Coimbra!

Fonte: Público .

Written by Gonçalo Rodrigues

Novembro 22, 2007 às 4:28 pm

Publicado em Geral

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: